Curva ABC

Uma ferramenta muito importante e pouco utilizada nas empresas atualmente é a que chamamos de Curva ABC. E quando utilizada, é utilizada somente para a Gestão do Estoque e a aplicação desta Ferramenta deve ser aplicada para a Gestão de Resultado, Gestão de Vendas, Gestão de Produção e Margens também.

O que seria Curva ABC?

Tecnicamente, podemos dizer que a Curva ABC é uma ferramenta gerencial que auxilia a identificação dos itens que necessitam de uma “atenção” especial do gestor, seja por algum tipo de deficiência, seja por lucro, venda ou produtividade com parâmetros que fogem dos fatores costumeiros permitindo o tratamento adequado quanto à sua importância relativa.

A Curva ABC recebeu este nome em decorrência da metodologia utilizada, veja a explicação detalhada abaixo:

de Classe A: de maior importância, valor ou quantidade, correspondendo a 20% do total;
de Classe B: com importância, quantidade ou valor intermediário, correspondendo a 30% do total;
de Classe C: de menor importância, valor ou quantidade, correspondendo a 50% do total.

É uma ferramenta que se bem utilizada, pode ajudar e muito as empresas a manterem níveis corretos de estoque sem desperdício e consequentemente sem desembolso desnecessário de caixa, ajuda também nas análises de Margem e Produção; ou seja, é possível em um relatório você tomar várias decisões que envolvem todos os departamentos que impactam diretamente seja no fluxo de caixa, nas operações e no resultado de uma empresa.

A JR Consultoria & Assessoria Empresarial, possui experiência em trabalhar com esta ferramenta, bem como possui uma metodologia exclusiva e de fácil adaptação a qualquer tipo de empresa e negócio.

Faça-nos uma visita, agende uma reunião ou nos envie suas duvidas ou questionamentos para o nosso atendimento: atendimento@jrconsultoriaempresarial.com.br, que estaremos esclarecendo a todos nossa Metodologia de trabalho.